Notícias de Angola – Cerca de trinta toneladas de resíduos sólidos dos quais alguns recicláveis, foram retirados no último sábado (16), na campanha de sensibilização ao longo da orla marítima da praia Amélia, localizada no distrinto Urbano da Samba em Luanda.
Por: Amilton Victor
O acto enquadra-se nas celebrações do dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, juntou mais de dois mil voluntários entre jovens e adolescentes.
Em declarações à imprensa, a Administradora de Marketing da Refriango, Tânia Jardim, fez saber que além da recolha de resíduos sólidos, a iniciativa visou também consciencializar os cidadãos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da biodiversidade marinha.
Por outro lado, o Presidente da Associação Nação Verde, Nuno Cruz, entende ser fundamental que se leva ao conhecimento da população matérias sobre os riscos e as consequências nefastas da poluição da biodiversidade marinha.
Nuno Cruz, desaconselha o abandono de lixo em qualquer lugar, sobretudo na via pública.
O ambientalista explicou que o lixo que muitas vezes é deixado à deriva, escorre para o mar, pondo em risco a nossa saúde e a dos peixes, em particular.
“Estima-se que até 2050 teremos mais plásticos no mar do que peixes, por isso devemos evitar esse tipo de práticas”, apelou.
No entender do Administrador Adjunto para Área Técnica do Distrito Urbano da Samba, o acto encorajou os cidadãos, sobretudo os jovens e adolescentes, a fazerem parte deste tipo de iniciativas.
Conforme o responsável, a educação ambiental deve começar no seio familiar e deve ser complementada por outras instituições como é o caso das igrejas e escolas.
A acção juntou empresas públicas e privadas, instituições de Ensino, Igrejas bem como associações sem fins lucrativos e membros sociedade civil.
Este ano, o Dia Internacional para a preservação da Camada do Ozono, marcado em 16 de setembro, enfatizou a recuperação e a redução das alterações climáticas.