Cento e 32 equipas enfrentam-se na Final Global do Concurso Huawei TIC

A Final Global Concurso Huawei TIC 2021-2022 começou hoje na Base Bantian de Huawei em Shenzhen, China. O concurso deste ano,focou-se nos temas “Conexão – Glória – Futuro” e com o slogan “I.C. O Futuro”, atraiu 150.000 estudantes que representaram mais de 2000 universidades e colégios em 85 países e regiões.

Um total de 132 equipas de 43 países e regiões chegaram às finais globais depois de terem lutado nas respectivas competições a nível nacional e regional. A Huawei acolhe anualmente o Concurso TIC para fornecer aos estudantes uma plataforma para competir e trocar ideias, melhorar os seus conhecimentos em TIC’s e competências práticas, e promover as suas capacidades de inovação através de usos de novas tecnologias e plataformas.

Este ano marca o sexto ano do Concurso Huawei de TIC. Há três fundamentos para o concurso:Prática, Inovação e Indústria, com a secção Prática dividida em duas sub-divisões, Rede e Nuvem. Nestas subdivisões são postos à prova os conhecimentos de TIC’s dos estudantes, competências práticas, e trabalho de equipa. Em comparação, a subdivisão de Inovação tem estudantes a construir soluções com valor social e empresarial significativo utilizando tecnologias como a IA, IoT, grandes dados, nuvem e Internet móvel. Finalmente, a subdivisão da Indústria recentemente introduzida este ano concentra-se em cenários rodoviários inteligentes para encorajar os estudantes a resolver desafios reais da indústria e a fornecer valor empresarial através de soluções inovadoras utilizando o seu conhecimento das TICs e da indústria. A FinalGlobal deste ano serão realizadas online devido à pandemia em curso.

 A Prática Final consiste em exames de laboratório de 8 horas e a Prática Final de Inovação e Indústria consistirá em apresentações das equipas participantes sobre as suas soluções  perguntas e respostas de acompanhamento por parte dos juízes. Além disso, os participantes deste ano serão os primeiros a competir a uma nova série de Prémios Mulheres em Tech(TICs), que foram concebidos para homenagear o talento notável demonstrado pelas jovens líderes femininas na competição.

Steven Zhu, Presidente de Desenvolvimento de Parceiros e Vice-Presidente de Desenvolvimento e Vendas de Parceiros Globais da Huawei Enterprise, deu início à cerimónia de abertura dizendo: “O desenvolvimento da indústria das TICs vai exigir um grande número de peritos altamente qualificados em TICs. A Huawei está a tentar construir educação, indústria, e talento público de ecossistemas, ao mesmo tempo  melhorar as competências digitais em toda a sociedade, para que a nossa indústria possa florescer. Sendo uma parte importante dos esforços da Huawei para construir um ecossistema de talentos educativos, a competição é essencial para promover uma educação equitativa e de alta qualidade.

Peter Wells, Chefe da Secção de Ensino Superior da UNESCO, também falou no evento através de uma mensagem vídeo elogiando a capacidade do concurso de dar aos estudantes de todo o mundo acesso gratuito a cursos e materiais de estudo, como parte da sua preparação para o concurso. Concluiu o seu discurso abordando sobre como espera que a UNESCO e Huawei trabalhem em conjunto para melhorar as competências digitais e a literacia tecnológica dos talentos globais, promover o desenvolvimento equilibrado e equitativo entre regiões, e fazer a ponte entre asdivisões digitais em todo o mundo.

Por sua vex,

Sun Gang, Director de Desenvolvimento do Ecossistema de Talentos de Huawei, marcou sua presença no local e no o discurso de encerramento da cerimónia desejou boa sorte aos concorrentes, reiterando que esperava ver como os estudantes mostrariam os seus conhecimentos e competências em TIC’s, e encorajou-os a usar as TIC’s para transformar as nossas vidas, criar um futuro digital melhor e contribuir para o desenvolvimento humano.