Por: Ivanine Silva
O piloto Sul-africano, Brad Binder, fez história no Moto GP, ao tornar-se este domingo (9), no primeiro piloto africano a vencer uma corrida, desde que a competição tem essa denominação e passou a ser disputada neste modelo.
O jovem piloto, que está no seu primeiro ano como piloto no Moto GP, conquistou a sua primeira vitória da carreira nesta categoria, no circuito de Brno, na República Checa, onde correu-se a terceira ronda do mundial.
Binder, que conquistou a primeira vitória para a KTM, equipa pela qual corre, à frente do italiano, Franco Morbideli e do francês, Johan Zarco.
O piloto Sul-africano, ocupa a quinta posição do mundial de pilotos da Moto GP, com 28 pontos, que é liderado pelo francês Fábio Quartararo.
A vitória de Binder encerrou um jejum de 38 anos sem pódios para o país africano. O último piloto que havia subido foi Kork Ballington ainda na era das 500cc, em 1981, quando defendia a Kawasaki. O piloto foi quatro vezes campeão do Mundial, duas vezes nas 250cc e duas nas 350cc.