O Banco BAI, realiza hoje, na Universidade Lusíada de Angola, a partir das 18h, no “Auditório António Martins da Cruz” a exibição do filme de Louis Malle “Fim de Semana no Ascensor”, com banda sonora do quinteto do trompetista Miles Davis, para o fomento da música Jazz.
Esta exibição, tem o objetivo de fomentar o gosto pela cultura jazz, conhecer os seus actores, apoiar os jovens músicos angolanos, amantes do Jazz, nacionais e estrangeiros bem como proporcionar-lhes maior visibilidade e um maior intercâmbio artístico.
O evento vai contar também com a exibição da banda “Etokeko Jazz”, com Nino Jazz (piano) e Mário Gomes (guitarra).
O vento volta a repetir-se no dia 1 de Junho na Academia BAI em Talatona, às 17H30, onde será exibido o documentário de Raoul Peck, cineasta do Haiti, “Eu não sou o teu negro”.
Trata-se de um documentário que retrata as questões raciais na América, com base num texto do romancista, ensaísta, poeta, dramaturgo e ativista dos direitos cívicos, James Baldwin (1924- 1987), o documentário “Eu não sou o teu negro” é também uma história iconográfica da América.
Haverá igualmente, uma mostra fotográfica denominada “O Jazz e a cumplicidade do olhar”, da fotógrafa portuguesa Rosa Reis, seguida da apresentação do guitarrista Carlos Praia e do baixista cubano Pedro Aguilar.
“Na Cidade, Jazz” é um evento de entrada livre, e conta com apoio do Banco BAI, que tem dedicado uma atenção particular a arte e a cultura visando promover a diversidade artística e os novos talentos, porque considera que a salvaguarda do património cultural tem um papel essencial no seu desenvolvimento sustentável e do seu meio envolvente.