Notícias de Angola – O Banco Angolano de Investimento (BAI) esta a liderar o ranking dos Bancos com melhor desempenho e qualidade na prestação dos serviços e dos produtos comercializados, seguido pelo Banco de Fomento Angola (BFA) e em terceiro está o Banco Millennium Atlântico (BMA).
Na lista das instituições com mais de 1 milhão de clientes que lideram no indicador da avaliação de qualidade, Segundo dados do Banco Nacional de Angola divulgados esta semana.
De acordo o documento que o Notícias de Angola teve acesso hoje, este ranking de avaliação da qualidade, que tem como barómetro a qualidade dos produtos e dos serviços financeiros oferecidos, é determinado com base em 4 indicadores, sendo que cada indicador compreende uma pontuação que varia de 0 até ao máximo de 10.
O primeiro é o indicador operacional e de performance, cujo objectivo é constatar o nível de eficiência da Instituição Financeira Bancária (IFB) no tratamento das reclamações. O segundo indicador refere-se à área de atendimento ao cliente, que avalia o quanto a instituição implementa as medidas correctivas por sinalização da área das reclamações.
O terceiro indicador tem que ver com a percepção do cliente e do supervisor, relativamente ao nível de satisfação dos clientes e da percepção que o BNA tem relativamente à prestação da entidade. Por último, o ranking completa-se pelo “indicador de cumprimento regulamentar”, cujo objectivo é aferir a conformidade da entidade bancária face ao estipulado no Aviso n.º 12/2016, de 5 de Setembro.
O BAI, com uma classificação de 7,88, é a instituição financeira com melhor indicador de avaliação da qualidade. Na segunda posição está o BFA, com uma classificação de 7,31, sendo que o pódio é completado pelo Banco Millennium Atlântico (BMA), com uma nota de 7,22.
O ranking visa espelhar o desempenho/qualidade das áreas responsáveis pelo atendimento de reclamações das instituições financeiras bancárias, com o objectivo de fomentar a melhoria da qualidade dos serviços e produtos disponibilizados aos clientes.