Notícias de Angola – Os jogadores da seleção nacional de futebol mostraram-se satisfeitos pela qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) do próximo ano, no Marrocos.
O defesa central Bastos Quissanga, que alinha nos brasileiros do Botafogo, prometeu tudo fazer para honrar as cores da bandeira angolana.
“Estamos de parabéns pela classificação e agradecemos ao povo angolano pelo carinho. Pedimos aos angolanos que continuem a acreditar em nós, pois tudo faremos para defender, da melhor maneira, as cores da nossa bandeira na CAN” disse.
Já o defesa Núrio Fortuna, do Gent da Bélgica, disse que estava orgulhoso por fazer parte dos escolhidos de Pedro Gonçalves, que alcançaram mais um feito histórico por Angola.
“Estamos muito felizes, não fizemos apenas por nós, mas por todos os angolanos. É um orgulho imenso para nós e vamos para mais uma CAN. Sinto-me orgulho por fazer parte da seleção nacional e poder dar o meu contributo”, manifestou.
O médio Show, dos norte-americanos do Dallas, por sua vez, disse que o objetivo traçado pela federação, treinador e atletas foi alcançado.
“Agradecemos pelo apoio. Vamos continuar a trabalhar duro para alcançarmos sempre os nossos objetivos, tal como este que agora conseguimos. Estamos felizes pelo apuramento. Vamos festejar, porque o objetivo por nós traçado foi alcançado com muito sacrifício”, frisou.
Também o avançado Zito, do Cagliari, e o defesa Kialonda Gaspar, do Lecce, mostraram a sua satisfação pelo objetivo alcançado.
Em Marrocos, casa emprestada do Níger, o golo dos angolanos foi marcado por Zini, no primeiro minuto de jogo, permitindo a consolidação liderança do Grupo F, de maneira invicta, com 12 pontos.
Com esta vitória, Angola apura-se para a competição africana pela 10.ª vez na história, a segunda com o treinador luso Pedro Gonçalves, que fez história ao tornar-se no primeiro selecionador angolano a vencer quatro jogos seguidos numa fase de qualificação para uma competição do continente africano.
Angola volta a jogar em 11 de novembro, diante do Gana, em Luanda, e culmina a fase de apuramento para a Taça das Nações Africanas frente ao Sudão, no dia 15 do mesmo mês, em território sudanês.
Para o mesmo grupo, o Sudão, que venceu hoje o Gana por 2-0, no seu reduto, é o segundo, com sete, enquanto os derrotados estão em terceiro, com dois. O Níger é o último, com apenas um ponto.
Trata-se da 10ª aparição de Angola num CAN, depois de 1996 (África do Sul), 1998 (Burkina Faso), 2006 (Egipto), 2008 (Ghana), 2010 (Angola), 2012 (Gabão e Guiné Equatorial), 2013 (África do Sul), 2019 (Egipto) e 2023 (Côte d´Ivoire, disputado apenas em 2024).
O Campeonato Africano disputa-se entre 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026, em Marrocos.