Produção é a actividade ou acção de produzir. A acção de produzir é, economicamente, a actividade actravés da qual os factores de produção básicos como o trabalho, energia, tecnologia, etc., transformam as matérias, conferindo-lhes novos atributos capazes de satisfazer necessidades diferentes daquelas que as matérias originais satisfazem, dando assim origem a novos bens e serviços.
Por: Israel Abias – Docente e Consultor
Convém ainda referir o conceito de produto que para uma empresa industrial ou transformadora, é o resultado da acção de produzir algo, isto é, resulta da transformação dum factor (matéria-prima) num bem com utilidade que pode ser vendido ou voltar a ser transformado noutro bem. Neste sentido, a acção de fabricar ou produzir algo está relacionada com os conceitos de fase e estádio da elaboração de um produto.
Fase de elaboração de um produto, corresponde as várias modificações que o produto vai sofrendo durante o seu processo de transformação (da matéria-prima em produtos fabricados). Essas várias modificações ocorrem em cada fase. Estádio de elaboração de um produto corresponde a parte do processo produtivo já decorrido ou a decorrer, o que pode ou não coincidir com a fase.
O cálculo do Custo Industrial de Produção (CIP) envolve aspectos importantes, na medida em que tem que considerar o custo dos factores incorporados, como a matéria-prima e a sua transformação em produto acabado. E o conceito de produção num plano operacional, obriga a identificação dos seguintes elementos: Identificação dos produtos ou lotes de produtos, o período de referência, o processo produtivo, ou os segmentos desse processo, a que se reporta a produção e a unidade de medida física.
Nesta conformidade temos as seguintes variantes da produção: Produção programada (ou planeada) é a produção estabelecida ex-ante ou projectada para um determinado período.
Produção esperada aquela que em condições normais será obtida por meio de determinada quantidade de factores incorporados no processo produtivo.
Produção acabada é aquela que em termos de um factor produtivo já tenha incorporado a totalidade deste factor. Ou ainda, é a produção que atingiu o termo de um processo parcelar ou processo global.
Produção terminada é aquela que num dado período está acabada em termos de todos os factores e é transferida para o armazém des produtos.
Do ponto de vista contabilístico a produção terminada é designada por produção fabricada, aquela que tendo sido acabada num determinado segmento ou unidade industrial como um todo transita para os pontos de armazenagem para a posterior comercialização.
É correcto afirmar que nem toda produção acabada está terminada, mas toda a produção terminada está acabada num determinado ponto. Outrossim, se por qualquer motivo uma parte da produção totalmente acabada não for transferida para a fase seguinte, ela deve ser considerada como produção em vias ou em curso de fabrico.
Produção em vias de fabrico (ou em curso de fabrico) ou ainda produção inacabada, é a produção medida em termos reais, em unidades físicas (UF), que num dado momento não incorporou a totalidade dos factores de produção.
Tendo em conta vários factores produtivos, diz-se que a produção em curso de fabrico (PCf) está acabada, em termos desse factor, se este já foi incorporada na sua totalidade. Dis-ze que a PCf está inacabada, em termos de um factor, se este foi apenas parcialmente incorporado.
Produção equivalente a acabada (unidades equivalente a acabada – UEA) é a produção que resulta da multiplicação entre a produção em curso de fabrico (PCf) e o coeficiente ou grau de acabamento (GA). Esta produção é relevante para o cálculo da produção efectiva e é representada pela seguinte fórmula: UEA = PCf x GA
Produção efectiva é a produção que compreende os custos suportados com a fabricação desse período, ou seja, o custo das matérias-primas consumidas, o custo do trabalho utilizado e de outros gastos.
A fórmula analítica da Produção efectiva será:
Pe = Pt + PCf final x GA – PCf inicial x GA