Notícias de Angola – As selecções da Alemanha e Escócia abrem, dentro de instantes, no Allianz Arena, em Munique, na Alemanha, o Campeonato Europeu de Futebol (Euro 2024), a disputar-se de 14 de Junho a 14 de Julho, em solo alemão.
Confira alguns dados estatísticos sobre o Euro, cujas selecções da Espanha e Alemanha são as mais tituladas da competição, cada uma com três.
Com 14 golos, o português Cristiano Ronaldo é o melhor marcador e o jogador com mais partidas (25), e também é o atleta com mais presenças em fases finais do Euro.
Já o francês Michel Platini é o melhor marcador numa fase final, com nove golos, bem como marcou o hat-trick mais rápido na história do Euro, no tempo de 18 minutos, em 1984.
O Checo Poborský é o maior assistente na história (8), ao passo que o golo mais rápido pertence ao ruso Dmitri Kirichenko, que marcou em um minuto e sete segundos.
De 40 anos, o guarda-redes húngaro Gábor Király, é o jogador mais velho a disputar a prova (Euro 2016), já o Polaco Kacper Kozłowski, com 17 anos no EURO 2021, é considerado o mais jovem a disputar esta competição.
A selecção com mais presenças em fases finais do Euro é a Alemanha, com 13 participações. O jogo com mais golos é França 4-5 Jugoslávia (9 golos), em 1960.
O primeiro vencedor do EURO foi a selecção da antiga União Soviética, ao bater a Jugoslávia por 2-1, em Paris, após o prolongamento.
A Itália é a detentora do troféu, tendo derrotado a Inglaterra na marcação de grandes penalidades, em pleno Estádio de Wembley, em Londres, em 2021.