Notícias de Angola – O antigo Vice-Presidente das Seychelles, Vincent Meriton, solicitou, Sexta-feira (14), em Adis Abeba (Etiópia), o apoio de Angola à sua candidatura ao cargo de Presidente da Comissão da União Africana no período 2025-2029.
Segundo uma nota chegada hoje ao NA, a petição ocorreu durante um encontro entre o Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das
Nações Unidas para África (UNECA), Miguel Bembe, e o candidato das Seychelles.
No encontro, realizado nas instalações da Missão Diplomática angolana naquele país,
Vincent Meriton apresentou as linhas de força da sua candidatura à liderança do órgão
executivo da UA, de que se destaca a implementação de um processo de reformas da organização e o desenvolvimento de acções para a plena consecução da Agenda 2063, denominada “A África que queremos”.
Por seu turno, cita a o informe, o Embaixador Miguel Bembe referiu que Angola aprecia a competição entre os candidatos para se obter a garantia de que ganhe o melhor.
Além das Seychelles, já anunciaram candidaturas para o cargo de Presidente da Comissão da União Africana no período 2025-2029, Raila Odinga (Quénia), Fawzia Yussuf Adam (Somália) e Mahamoud Ali Youssouf (Djibouti).
A eleição dos novos membros da Comissão da União Africana, incluindo o Presidente e Vice-Presidente, deverá ocorrer na 38ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UA, prevista para Fevereiro de 2025, ocasião em que Angola assumirá a presidência da organização continental.