Notícias de Angola – O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, anunciou esta segunda-feira, em Luanda, a conversão do antigo edifício da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro, associada à Casa do Artista, como projecto de apoio social.
Por: Mateus Sorte
João Lourenço, que discursava à nação, como lhe cabe nós termos do Artigo 118º da Constituição da República de Angola, o Chefe de Estado, ao considerar os museus, cinemas e casas de cultura, bem como bibliotecas e a interação com a comunidade eixos fundamentais da acção do Governo, reconheceu o empenho e contributo dos agentes culturais na produção da cultura nacional e do trabalho para levar o bom nome do país pelo mundo.
O chefe de estado, realçou igualmente os esforços feitos para a atribuição da carteira profissional do artista, que permitirá atribuir já cerca de 290, considerando, portanto, um bom passo para reorganização da classe e para conferir-lhe maior dignidade.
Garantiu ainda dar continuidade aos projectos para a construção da urbanização Banza dos Ngolas e do Memorial Mucula Ngola, na província de Malanje, com vista a construção dos monumentos em memória aos soberanos Njinga Mbande e Ngola Kiluanje.
No âmbito da valorização e reconhecimento do poder tradicional, reafirmou o compromisso de reorganizar os estabelecimentos museológicos e de apresentar uma nova Proposta de Lei de instituições do poder tradicional.
Dentro do princípio da laicidade do Estado e do respeito da Constituição e da Lei, considerando importante o papel social desenvolvidos pelas igrejas, na sociedade angolana, conforme considerou o Presidente da República, foram reconhecidas novas confissões religiosas que reúnem os requisitos legalmente definidos em Angola.