Angolanos recordam qualificação ao mundial da Alemanha em 2026

Notícias de Angola – Angola celebra esta quarta-feira, 8 de Outubro, 20 anos desde o histórico e inédito apuramento para o Campeonato do Mundo das Nações da FIFA, disputado na Alemanha, em 2006.

O inédito aconteceu a 8 de Outubro de 2005, quando a Selecção Nacional de Honras derrotou a congénere do Rwanda, por 1-0, com golo do capitão Akwá, em partida disputada no Estádio Internacional Amahoro, na capital de Kigali.

Àquele golo, até hoje, é considerado o mais importante na memória da colectividade angolana, por qualificar os Palancas Negras na maior competição de futebol do mundo.

Sob liderança do seleccionador nacional Oliveira Gonçalves, o responsável montou toda a estrutura técnica e táctica do conjunto e sempre acreditou na qualificação histórica.

A data permanece significativamente numa das mais marcantes do desporto nacional.

Na corrida ao Mundial´2006, Angola integrou o Grupo B, juntamente com as selecções do Rwanda, Nigéria, Zimbabwe, Argélia e Gabão. Num total de dez jogos disputados, venceu sete, perdeu um e empatou dois.

Resultados na qualificação:

Argélia – Angola (0-0), Angola – Nigéria (1-0), Gabão – Angola (2-2), Angola – Rwanda (1-0), Angola – Zimbabwe (1-0), Zimbabwe – Angola (2-0), Angola – Argélia (2-1), Nigéria – Angola (1-1), Angola-Gabão (3-0) e Rwanda – Angola (0-1).

Sem hipóteses, Angola defronta às 14h00 desta quarta-feira, a similar do Eswatini, no Estádio Samholo, em Lobamba, para a 9.ª jornada do Grupo D, qualificativas ao Mundial de 2026, dos EUA, Canadá e México.

Nas eliminatórias do Mundial da Alemanha, Oliveira Gonçalves convocou os seguintes jogadores:

Guarda-redes: Lamá, João Ricardo e Marito

Defesas: Jamba, Yamba Asha, Kali, Jacinto, Lebo Lebo, Delgado, Elísio, Locó, Dias Caires, Simão, Sérgio, Joél e Valente

Médios: Gilberto, Chinho, Mendonça, Zé Kalanga, Figueiredo, Stopirra, André Makanga, Mateus Galiano, Rats, Miloy e Maurito

Avançado: Akwá, Flávio, Mantorras, Bruno Mauro, Marco Paulo, Paulinho, Love Cabungula, Avelino Lopes e Filipe.

Angolanos recordam qualificaçãoCampeonato do Mundo das Nações da FIFAKigalimundial da Alemanha em 2026Oliveira GonçalvesRwanda