Angola solicitada por País Árabe para resolução de problemas externos

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República Árabe Saharaui Democrática, Ould Salek, solicitou, nesta quinta-feira (25), em Addis-Abeba, Etiópia, apoio de Angola na resolução do diferendo que opõe o seu país e o Reino de Marrocos.

Em declarações à imprensa, à margem da 32ª Sessão Ordinária da Comissão Executiva da União Africana (UA), aberta quinta-feira, disse que Angola tem boas relações com os Estados membros da UA e pode jogar papel determinante na resolução do problema, e sublinhou também, que Angola continua a ser um Estado líder e influente em África, tendo felicitado os angolanos pela solidariedade e pelo apoio prestado ao povo do seu país.

Desde o fim da guerra civil, em 2002, Angola tem jogado um papel relevante na pacificação da Região dos Grandes Lagos, onde intervém com regularidade para a resolução de conflitos. O país tem “funcionado” como uma “placa giratória” e é frequentemente consultado para transmitir a sua experiência de resolução de conflitos, fundamentalmente na República Democrática do Congo.

Entretanto, além de solicitar o apoio de Angola no processo de resolução do diferendo com Marrocos, Ould Salek exigiu que a UA tenha um papel mais activo na resolução do problema do Sahara Ocidental.

A República Árabe Saharaui Democrática reivindica soberania sobre o território do Sahara Ocidental, antiga colónia espanhola que, por sua vez, Marrocos reclama como parte do seu reino.

AngolaÁrabede problemasexternosparapor Paísresoluçãosolicitada