Notícias de Angola – A Selecção Nacional de futebol sagrou-se campeão da Taça COSAFA após vinte anos ao vencer na final da 24.ª edição a similar da Namíbia, por 5-0, disputado no Estádio Nelson Mandela Bay (África do Sul).
Decorrido na cidade de Port Elizabeth, Angola já vencia ao intervalo por, 2-0 , com golos apontados por Pedro Bondo (11’) e Depú (44’), ao converter uma grande penalidade após recurso ao VAR.
No reatamento, os pupilos de Pedro Gonçalves encostaram os namibianos no seu último reduto e ao minuto 57’, Angola chegou ao terceiro golo da partida, por intermédio de Vidinho, que concluiu com êxito o cruzamento de Bernado Silva.
O defesa central do Petro de Luanda bisou aos 67′ minutos, na cobrança de um livre direto na entrada da grande área defensiva adversária.
A jogar em superioridade numérica, Keliano (69′), fez o quinto tento dos Palancas Negras, após bela assistência do jogador “agostino”, Hossi.
Com este triunfo, Angola conquista o seu quarto título no palmarés da competição, após ter vencido nas edições de 1999, 2001 e 2004.
Autor de dois tentos, Vidinho, foi eleito o homem do jogo.
O médio Maestro, foi considerado o jogador mais valioso (MVP) da COSAFA, e levou para casa o valor de R20.000 (Vinte mil Rand Sul-africano), terça-feira de 954 mil kwanzas.
Com cinco (5) golos rubricados, o avançado angolano Laurindo Aurélio “Depú”, foi o melhor marcador, tendo recebido também o prémio de R20.000 (Vinte mil Rand Sul-africano), equivalente a 954 mil kwanzas.