Notícias de Angola – Num confronto terminado com 10 jogadores a cada, a selecção angolana, lidera por Gelson Dala, venceu a Namíbia por 3-0 e garantiu passagem aos quartos-de-finais do Campeonato Africano das Nações (CAN 2023).
Por: Mateus Sorte
No Estádio da Paz, em Bouaké, Côte d’Ivoire, o encontro não começou bem para Angola por conta da expulsão do guarda-redes Neblú aos 17’, mas os acontecimentos começaram a tomar outro rumo à passagem do 38’ quando Gelson Dala adiantou os “Palancas Negras” no marcador (1-0).
No minuto 40, o namibiano Lubeni Haukongo viu o segunda cartão amarela no encontro e consequente vermelho ao parar uma investida do atacante Mabululu.
Na cobrança da falta por Fredy, o camisola 10 da Selecção Nacional voltou a “balançar as redes” da baliza à guarda de Lloyd Kazapua (2-0), chegando ao intervalo em vantagem.
Na segunda parte, embora com maior posse de bola a Namíbia, os comandados de Pedro Gonçalves ampliaram a vantagem (3-0) por intermédio de Mabululu após passe do autor dos dois primeiros golos.
Com este resultado, Angola soma a oitava vitória conta os seus vizinhos da zona sul, continuando sem perder qualquer jogo em 14 já disputados e chega, pela primeira vez, no seu historial, aos oito alvos para final na maior prova de futebol africana.