A ministra do Ambiente, Paula Francisco, encontra-se em Nairobi ( Quénia), onde participa desde ontem (11 de Março), na IV sessão da Assembleia da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-4).
A cerimónia de abertura deste encontro, que decorre até o dia 15 do mês em curso sob o tema “Soluções Inovadoras para Desafios Ambientais, Produção e Consumo Sustentáveis”, foi marcada com um minuto de silêncio em memória aos passageiros que perderam a vida no acidente de avião da Etiópia Airline.
Os participantes ao encontro discutem temas como os desafios ambientais relacionados com a pobreza e a gestão dos recursos naturais, incluindo sistemas alimentares sustentáveis, segurança alimentar, bem como deverão traçar estratégias para travar a perda da biodiversidade.
Neste encontro, em que Angola participa também com presença do embaixador no Quénia e representante permanente da ONU em Nairobi, Sianga Abílio, estão a ser discutidos também aspectos relacionados com o clico de vida para a eficiência dos recursos, energia, produtos químicos e gestão de resíduos.
O desenvolvimento inovador de negócios sustentáveis em momento de rápidas mudanças tecnologias são, entre outras, questões em agenda desta sessão.
A 3ª Assembleia Geral da ONU para o Meio Ambiente (UNEA-3) foi realizada em Dezembro de 2017, também em Nairobi, Quénia.