As Repúblicas de Angola e da Namíbia, rubricaram na noite desta quinta-feira (4), na capital namibiana, Whindoek, um acordo de preservação ambiental duma área contínua que liga os respectivos países, noticiou a Angop.
No quadro deste acordo, assinado no âmbito da visita que o Presidente João Lourenço efectua a esse país, serão realizadas acções conjuntas nas áreas dos parques nacionais do Yona e dos esqueletos, para a preservação do deserto do Namibe.
Nessas áreas residem algumas comunidades cujas actividades sócio económicas se revertem fundamentalmente para as de âmbito ecológico.
Rubricaram o acordo, os ministros do Ambiente de Angola e da Namíbia, designadamente Paula Francisco Coelho e Pohamba Shifeta, na presença dos presidentes João Lourenço e Hage Geingob.
A ministra angolana do Ambiente esclareceu que o projecto, já em curso, advém de um protocolo de cooperação que já foi aprovado pela Assembleia Nacional.
Lembrou que Angola terminou, recentemente, um projecto de preparação de condições de apetrechamento das infra-estruturas do parque nacional do Yona e capacitação dos respectivos fiscais.
Fez saber que as associações de defesa do meio ambiente dos dois países também se encontram inseridas neste projecto, e são elas que têm estado a identificar as áreas que podem ser implantadas em algumas caravanas dentro dos parques nacionais.
A viagem do Chefe de Estado e do Executivo à Namíbia resulta de um convite endereçado pelo seu homólogo daquele país vizinho, Hage Geingob.
O Estadista angolano, que se faz acompanhar da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, de quadros seniores do seu Gabinete, ministro e dos governadores do Namibe, Huíla e Cunene, participa esta sexta-feira nas festividades dos 40 anos do massacre de Cassinga, em homenagem às centenas de namibianos e angolanos que perderam a vida num campo de refugiados.
Em Windhoek, o Presidente da República, que manteve um encontro com o seu homólogo Hage Geingob, com quem passou em revista o estado das relações bilaterais e questões de interesse regional e internacional, é condecorado hoje com a Medalha da Ordem mais Alta da Namíbia.
Entre a Angola e a Namíbia existem acordos de cooperação em diversos domínios, destacando-se o acordo sobre isenção de vistos, o acordo no domínio da defesa, da indústria, comércio, energia, pescas, obras públicas, transportes aéreos e rodoviários e turismo.