Angola entrega liderança SARPCCO à Zâmbia

Angola, entregou a liderança da SARPCCO (Chefes das Polícias da África Austral), à República da Zâmbia, após ter terminado nesta quinta-feira (30), o seu mandato na presidência rotativa deste órgão.

A polícia angolana assumiu a presidência dos Chefes das Polícias da África Austral (SARPCCO) em Maio do ano passado, durante a reunião geral anual do órgão, que teve lugar em Arusha, Tanzânia.

A passagem de testemunho acontece na 23ª Reunião Geral Anual do Sub-comité dos Comandantes de Polícia da SARPCCO, do Comité Inter-estatal de Defesa e Segurança da SADC, orientada em Luanda pelo ministro angolano do Interior, Ângelo Tavares, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

Segundo o governante, durante o seu mandato, a Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) desenvolveram importantes acções no domínio da cooperação e coordenação de operações conjuntas que resultaram no esclarecimento de alguns crimes transfronteiriços e transnacionais.

O país desenvolveu também uma intensa relação de troca de informações com a Interpool e participou em missões da SADC.

Para o ministro, Angola deixa a liderança com sentido do dever cumprido e o compromisso de continuar a colaborar com a polícia da República da Zâmbia, a quem felicitou e desejou êxitos no mandato de dois anos que inicia hoje.

A SARPCCO é um órgão do Comité Inter-Estatal de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e serve para promover, reforçar e perpetuar a cooperação e encorajar estratégias conjuntas para a gestão de todas as formas de crimes transfronteiriços, com implicação sub-regional.

A ideia da fundação de uma organização regional aglutinadora das corporações policiais dos Estados membros da SADC surgiu a 23 de Setembro de 1994, durante um encontro de operativos em Mananga, Reino de Eswatini.

.

 

Angola entregaapós ter terminado o seu mandatoliderança da SARPCCO