Notícias de Angola – A Selecção Nacional de Angola empatou a zero bolas (0-0) diante dos Camarões, em partida da 10.ª e última jornada do Grupo D, de qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026, nos EUA, Canadá e México, disputado no Estádio Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé.
A selecção nacional, já eliminada após derrota de 0-1 contra a Líbia, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, jogou pela honra nacional no último jogo da campanha ao Mundial das Américas que se disputa próximo ano.
Em desafio equilibrado, aos 47 minutos, o guarda-redes dos Palancas Negras, Hugo Marques, anulou três lances que dariam golo aos camaroneses, evitando assim, uma possível vantagem dos anfitriões.
Com bolas no poste da baliza defendida por André Onana, primeiro por Chico Banza (45+1’), na cobrança de um livre directo, ainda na primeira parte, e depois por Zito Luvumbo, aos 80’.
Maestro, no minuto 67, rematou forte fora de área para a defesa de Onana, sendo que aos 68’, em contra-ataque, Hugo Marques respondeu com uma excelente defesa.
Com este resultado, os leões indomáveis disputarão os “play-offs” como segundo melhor classificado.
Na outra partida, a selecção de Cabo Verde venceu a similar do Eswatini, por 3-0, no Estádio Nacional de Praia, e fez o inédito ao classificar-se pela primeira vez na história a um Campeonato do Mundo de futebol da FIFA.
Dailon Livramento, aos 48 minutos, e William Semedo (54’) e Stopira (90+1’), marcaram os golos dos tubarões azuis.
Por outro lado, Líbia e Ilhas Maurícias empataram, por 0-0, no National Sports Complex Pitch 1.
Com este resultado, Angola encerra a campanha em quarto lugar, com 12 pontos.
Na classificação geral, Cabo Verde liderou o grupo D, com 23 pontos, secundado pelos Camarões, na segunda posição, com 19, e a Líbia, em terceiro, com 16 pts, Ilhas Maurícias, em quinto com seis, e Eswatini, em sexto, com três pts.
Já estão qualificadas as selecções do Marrocos, Egipto, Ghana, Argélia e Tunísia.