Angola e Cabo Verde reforçam cooperação

Os ministra da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira e o ministro da cultura e indústrias criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, reiteraram nesta terça-feira (10), em Cabinda, a necessidade da consolidação da partilha de conhecimentos e a cooperação entre os dois países nos mais diversos domínios culturais.

Na declaração conjunta assinada pelos dois ministros, consta ainda a perspectiva de cooperação, no âmbito da CPLP, para a criação e desenvolvimento do mercado comum das artes, cultura e indústrias criativas, celebrar anualmente a Semana da Morna em Angola e Semana do Kizomba em Cabo Verde, em datas por definir.

Na declaração está igualmente expressa a necessidade de se estabelecer um mecanismo de intercâmbio que promova a partilha de experiências e sinergias, bem como a troca de conhecimentos em áreas como a gestão museológica, gestão arquivística e de bibliotecas, direitos de autor e conexos, desenvolvimento do carnaval e a certificação internacional de artesanato.

Os dois ministérios pretendem também promover a troca de experiências no domínio da regulação das indústrias criativas, colaborar na criação de um programa de Bolsas de Acesso à Cultura com base na experiência de Cabo-Verde.

Angola e Cabo-Verde comprometem-se em trabalhar em conjunto para que, com a maior brevidade, se assine um novo acordo de cooperação no domínio das artes, cultura e indústrias criativas, criar um grupo de trabalho que estabeleça as linhas orientadoras da cooperação, que reúna anual e alternadamente para o devido acompanhamento dos programas executivos estabelecidos, bem como garantir a presença regular de artistas e agentes culturais de diversas áreas nos grandes eventos organizados pelos governos de ambos os países.

Falando à imprensa, a ministra Carolina Cerqueira afirmou que se pretende o reforço da cooperação na vertente do património cultural tendo em conta a experiência de Cabo-Verde e pelas especificidades nesta área que Angola quer aperfeiçoar.

Adiantou que estão, desta forma, lançadas as bases para a curto e médio prazo se trabalhar nas acções de promoção da indústria criativa e do turismo cultural.

A ministra realçou que a assinatura das declarações enquadra-se no programa da diplomacia cultural que está em plena sintonia com a diplomacia política.

Já  Abraão Vicente salientou que se trata do primeiro passo para se consolidar o novo quadro de cooperação cultural entre os dois países, reforçando os programas de acção conjuntos e adiantou que os dois povos têm laços e uma história comum que os obriga a trabalhar e caminhar em conjunto, promovendo acções que contribuam na preservação, divulgação e valorização da cultura dos dois países.

Angola e Cabo-Verde têm um acordo de cooperação nos vários domínios culturais assinado em 2002.

 

Angola e Cabo Verdereforçam cooperação