Por: Ivanine Silva
Pacheco Francisco, Secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Geral, manifestou neste domingo (15), durante a abertura do concurso “Um sorriso de criança”, a sua preocupação com facto de haver um índice elevado de crianças fora do ensino.
Em declarações à imprensa, a margem da referida actividade, o responsável referiu que o número de crianças fora do ensino escolar, ainda constitui uma maioria em relação aos que aos que estão inseridas no sistema de ensino, isto, referindo-se ao ensino pré-escolar.
“Não temos creches suficientes para absorver tantas crianças e se não haver um orçamento suficiente para se construir mais salas de aula, assim nunca se resolverá o problema”, declarou o político, fazendo mensão ao orçamento disponibilizado para a educação.
Por outro lado, o Secretário de Estado, fez alusão ao facto de não haver um controle rigoroso no que diz respeito a taxa de natalidade do país, o que acaba por dificultar a tarefa de quem tem a responsabilidade de garantir o direito à educação para as crianças.
“Se não controlarmos a taxa de natalidade e não fazermos as projecções de quantas escolas devem ser construídas para observarmos essas crianças, dificilmente conseguiremos resolver este problema”, debruçou.
Pacheco Francisco, é Secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Geral, desde Outubro de 2018, antes da sua nomeação, exerceu o cargo de Director Nacional do ensino geral.