Como vencer o medo de falar em público e fazer discurso inspirador, e a Construção de Marketing Pessoal, foram os temas em abordagem, e que dotaram os presentes no workshop realizado pela AJAL, no último fim de semana, no Residencial Chik-Chik, no bairro Gamek, em Luanda.
O encontro proporcionou aos presentes, conhecimentos que servirão de guia para dominar o medo de falar em público, principalmente quando são surpreendidas, e potenciarão os participantes sobre as melhores práticas para proferir discursos preparados e improvisados, bem como estratégias de marketing pessoal para se atingir o sucesso pessoal e atingir a rentabilidade a partir da imagem apresentada.
Este certame, teve como objectivos, munir os participantes de estratégias que podem rentabiliza-los enquanto profissionais ou potenciais profissionais, e promover conhecimentos que os permitam dominar o medo de falar em público.
Construção da imagem pessoal
Com vista a construção de imagem pessoal e de um posicionamento profissional, o Coach motivacional e escritor Nicolau António, apresentou um conjunto de etapas a seguir-se para se atingir o sucesso profissional e nas relações inter-pessoais, onde destacam-se a conduta e o posicionamento social, a divulgação da imagem pessoal, a administração da imagem pessoal e a valorização da imagem pessoal, como factores que fazem parte do marketing pessoal e conduzem ao sucesso.
Nicolau, define, talento+profissionalismo*trabalho=Dinheiro, como sendo a fórmula do sucesso, e que esta deve fazer-se acompanhar de elementos como: aprender a conversar, criar conexões de grandeza, valorizar-se, pensar fora da caixa e investir no seu curriculum. Estes elementos acompanham todas as pessoas e podem estar presentes na vida de quem os siga.
Como vencer o medo de falar em público
O tema subsequente, foi abordado pelo jornalista e Assessor de Comunicação, Camilo Lemos, que apresentou as principais directirzes do tema, onde constam os elementos que levam a que não se ‘trema’ na hora de falar para várias pessoas. O orador, referiu que “o medo é resultado da pouca preparação…Deve-se treinar como começar bem e como terminar o discurso”, para que se possa proferir um discurso convincente.
Entre experiências vividas e temas já estudados, Camilo, mostrou os passos a serem seguidos para se proferir um bom discurso, entre eles destacam-se: Deixar-se encorajar pelas experiências de outros; não perder de vista os seus objectivos; predispor-se mentalmente para o êxito, e aproveitar todos as oportunidades para praticar.
Foram também indicados, Barack Obama, Aguinaldo Jaime e Carlos Lopes, como referências para o pronunciamento de discurso.