Notícias de Angola – Mais de 132 adolescentes e jovens do Município de Cacuaco, participaram hoje da cerimónia de lançamento da semana de reflexão sobre drogas, promovida pela Associação Juvenil de Apoio às Comunidades (AJACOM).
O evento promovido pela AJACOM desde 2016 acontece em alusão ao 26 de Junho, Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, com objectivo de sensibilizar os jovens e adolescentes sobre a necessidade de prevenção, decorreu sob lema ““Juventude comprometida para uma Angola sem Drogas”.
O acto de lançamento aconteceu na Agência Missionária evangélica para nações vulgo AMÉM, foi orientado pelo secretário-geral da AJACOM, Watuzemba Frederico, em representação do presidente, Hermenegildo Manuel, contou com a participação da administradora Comunal da Funda, Eltelvina Raimundo, em representação do administrador do Município de Cacuaco, Auxílio de Oliveira Jacob.
O projecto tem como objectivo promover acções de sensibilização em adolescentes e jovens sobre prevenção ao uso de drogas e contribuir na redução dos consumidores de drogas no país.
Ao intervir no acto, o SG da AJACOM destacou a importância de se abordar temas do género, tendo em conta o aumento de jovens que se declinaram no mundo das drogas
Ressalvou a necessidade de pedir ajuda para sair das drogas, sendo necessário continuar a desenvolver acções que desmotivar a juventude a aderir as práticas nocivas.
Já a administradora disse que são temas de extrema relevância para a camada juvenil.
Eltelvina Raimundo apelou a necessidade de a Associação desenvolver para planificar mais palestras do género.
Reforçou que estes devem ser promovidos com objectivo de resgatar os jovens declinados nas drogas e verificar os sonhos e projectos.
O 26 de Junho foi instituído como Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU).
Esta data foi criada para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar acções de combate à dependência química e o tráfico de drogas.
Actualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos.