Notícias de Angola – Os membros da Associação Juvenil de Apoio às Comunidades (AJACOM) participaram de 18 a 20 deste mês, do 21º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), ocorrido no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães ( Portugal).
Segundo o comunicado em que o Notícias de Angola teve acesso hoje, trata-se do maior evento maior evento dedicado a dirigentes associativos e jovens de Portugal, em que os líderes associativos estiveram em representação de Angola, visou o reforço da melhoria de contacto entre os jovens ligados associativismo.
Realizado anualmente pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), que constitui uma plataforma privilegiada de reflexão, aprendizagem e capacitação, afirmando o papel estratégico do associativismo juvenil na construção de uma sociedade mais justa, participativa e sustentável.
Para tal, a participação dos membros insere-se no protocolo rubricado entre a SYnergia Portugal, AJACOM e AMC, visando desenvolver projectos conjuntos, bem como a representatividade Synergia em Angola pelas duas associações.
O evento reuniu centenas de jovens de diferentes organizações juvenis de Portugal, sendo que além dos membros da AJACOM, estiveram no evento, representantes da AMC.
O encontro teve uma programação diversificada, que incluiu painéis temáticos, workshops, debates, actividades culturais e momentos de networking associativo.
A iniciativa cujo tema central foi a “Sustentabilidade 360°”, convidando à reflexão sobre os desafios e oportunidades nas vertentes ambiental, financeira e social, dimensões fundamentais para a resiliência das organizações juvenis e o desenvolvimento de comunidades mais coesas e inclusivas, serviu para promover o diálogo intergeracional e a partilha de boas práticas entre associações juvenis.