Internet Technologies Angola (ITA) e a Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) , anunciaram, a criação de um circuito de fibra óptica de mil quilómetros, entre Benguela e Zaire, passando por Luanda, fruto uma parceria de infra-estrutura entre ambas.
Esta parceira pioneira no País é mais do que eficiência económica, é uma demostração clara das vantagens da partilha de infra-estruturas em benefício de todos os agentes da economia nacional.
A ITA acaba de anunciar a parceria com a RNT-E.P., para exploração da rede de Fibra Óptica nos circuitos Benguela-Luanda-Soyo (Zaire), com uma capacidade de 10Gbps, ao longo de cerca de 1000 KM. Esta parceria vem rentabilizar a infra-estrutura da RNT que não é utilizada pelo organismo, ao mesmo tempo que permite à ITA entregar serviços diferenciadores, com uma qualidade excepcional, e expandir a sua rede nacional de serviços.
Com este circuito, os agentes económicos na Província de Benguela e nos demais pontos por onde passa esta infra-estrutura passam a estar ligado directamente a um dos maiores pontos de conectividade do País, que são os circuitos da ITA, tirando deste modo proveitos dos benefícios proporcionados pelas telecomunicações.
Os investimentos efectuados pela RNT na sua rede, especialmente no que diz respeito à substituição de cabos obsoletos por cabos Standard OPGW (Optical Ground Wire), permitem a transmissão de dados com alta fiabilidade, utilizando fibra óptica. A RNT utiliza apenas cerca de 25% desta capacidade, deixando cerca de 75% sem utilização. Com vista à rentabilização da rede e optimização das comunicações, esta parceria vem promover o desenvolvimento e o crescimento da rede de telecomunicações e das empresas que a ela estão ligadas, contribuindo para o crescimento e para o desenvolvimento das organizações, das regiões e consequentemente do país.
O circuito está completamente operacional desde o início do segundo trimestre de 2018. Com a parceria, os clientes da ITA em Benguela vão usufruir de um circuito primário com capacidades muito superiores do que as disponibilizadas até agora (400Mbps/s). Todas as empresas e organizações ao longo deste trajecto, serão beneficiadas, uma vez que a entrega e disponibilidade de serviços cresceu exponencialmente..
O investimento da ITA em equipamentos rondou os 100.000.000 AOA (cem milhões de Kwanzas), onde se destaca o investimento na melhoria de infra-estrutura no circuito Luanda-Benguela, com a implementação de terminações nas subestações de Gabela, Alto-Chingo, Quileva, Lumaum e Nova Biópio.
Houve também um forte investimento na capacitação de técnicos especializados angolanos, garantindo conhecimento técnico para operar a rede e a infra-estrutura, com altos padrões de eficiência.