Arrancou nesta sexta-feira, a primeira edição do Festival Internacional da Cultura Kongo (Festi Kongo), que vai decorrer até ao dia 8 deste mês na cidade de Mbanza Kongo.
Promovido pelo Ministério da Cultura, com entrada gratuita, irá reunir músicos, escritores, grupos de dança e investigadores dos estados que faziam parte do antigo Reino do Kongo, nomeadamente Congo Brazaville, República Democrática do Congo, Gabão e Angola.
O festival visa a celebrar o segundo aniversário da elevação da cidade de Mbanza Kongo como “Património Mundial da Humanidade” pela UNESCO.
O festival conta com a participação de agentes culturais de Angola, Congo Brazzaville, República Democrática do Congo e do Gabão, integrantes do antigo Reino do Kongo.
Uma iniciativa do Governo de Angola visa celebrar o segundo aniversário da elevação da cidade de Mbanza Kongo a Património da Humanidade.
Mbanza Kongo, capital do antigo Reino do Kongo, é detentora de um património material e imaterial excepcional. A cidade foi inscrita na lista do Património Mundial da Unesco a 8 de Julho de 2017, durante a 41ª Sessão do Comité deste órgão, que decorreu na cidade de Cracóvia, Polónia.