Fonte: MASFAMU
Foram sensibilizados de Janeiro à Dezembro do último ano, 87 mil populares, sobre o risco de minas e outros engenhos explosivos não detonados, no âmbito do Plano Estratégico de Ação Contra Minas.
De acordo com o relatório do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), publicado pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), foram igualmente verificadas e Desminadas diversas áreas desde estradas, pontes, subestações eléctricas, estações de tratamento de água, áreas turísticas, agrícolas e zonas de lazer e capacitados 90 técnicos.
O documento destaca ainda a desminagem de 152 quilómetros de vias de extensão de áreas para a construção de vias rodoviárias, 27 quilómetros de linha de transporte de energia eléctrica de alta tensão e 20 quilómetros de extensão de áreas para a construção de conduta de água.
Apesar das restrições impostas em consequência da pandemia da covid-19, as Brigadas de desminagem do INAD, concluíram com êxito a verificação e Desminagem de 22 tarefas, 8 estão em execução e cerca de 408 foram acções pontuais realizadas em resposta às solicitações de populares.