Notícias de Angola – O Embaixador Miguel César Domingos Bembe apresentou Segunda-feira, as cartas credenciais ao Presidente Ismael Omar Guelleh, do Djibouti.
Actualmente com o estatuto de não-residente, o novo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Djibouti transmitiu ao Presidente Ismael Omar Guelleh, as saudações do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no decurso da cerimónia de apresentação das cartas credenciais, ocorrida no palácio presidencial, na Cidade do Djibouti, capital do país com o mesmo nome.
Segundo o comunicado que o Noticias de Angola teve acesso hoje, o diplomata angolano manifestou a disponibilidade para trabalhar em prol do reforço e da ampliação das relações bilaterais, assim como a pretensão de explorar os domínios de cooperação de interesse mútuo, com impacto no processo de desenvolvimento de ambos os países.
Para tal, afirmou que tenciona incentivar o intercâmbio de conhecimentos especializados e promover visitas a todos os níveis, tendo enfatizado que “a República de Angola e a República do Djibouti mantêm excelentes relações de amizade e cooperação político-diplomáticas”.
Miguel Bembe reconheceu por outro lado que a cooperação tem sido orientada para as questões multilaterais, sendo pertinente promover a negociação e a assinatura de instrumentos jurídicos essenciais para dinamizar e ampliar as relações bilaterais, tirando partido das potencialidades e das oportunidades oferecidas pelos dois países
No entender o diplomata angolano, as áreas de maior relevância para a cooperação bilateral são a Político-Diplomática, Defesa e Segurança, Comércio e Logística, Agricultura e Infraestruturas.
O responsável apresentou as linhas de acção a serem desenvolvidas nos domínios, da conclusão do processo negocial relativo ao Acordo Geral de Cooperação entre a República de Angola e a República do Djibouti, iniciado em Fevereiro deste ano.
No último Domingo (22), o Embaixador Miguel Bembe entregou as Cartas Figuradas ao Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional do Djibouti, Mahamoud Ali Youssouf, com quem abordou as linhas prioritárias da agenda bilateral e regional.
A República do Djibouti está estrategicamente localizada no Corno de África, numa das rotas comerciais mais movimentadas do mundo , o cruzamento entre o continente africano e a península árabe, cobrindo o acesso ao Mar Vermelho e ao Oceano Índico e servindo como um importante centro de reabastecimento e transbordo, e possui o principal porto marítimo para os países vizinhos.
O informe aponta que mais de dez por cento de todo o comércio mundial passa ao longo da costa do Djibouti, país onde o diplomata diz estar orgulhoso em servir como Embaixador de Angola.
Miguel Bembe exerce desde 27 de Abril deste ano, o cargo de Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana e da Comunidade Económica das Nações Unidas para África.
Desempenhou vários cargos de direcção no Ministério das Relações Exteriores da República de Angola, sendo o último o de Director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais.
Tem igualmente um percurso académico, marcado pela docência na Universidade Agostinho Neto e na Academia de Ciências Sociais e Tecnologias (ACITE).