O país cabe aqui.

Alunos do liceu 9026 informados sobre direito básico do consumidor

Por: Panzo Pedro

Os alunos do Liceu Sapú II- 9026, no distrito urbano da cidade universitária, município do Talatona foram informados, nesta quinta-feira, 24 de março, sobre os direitos básicos do consumidor, numa iniciativa do INADEC. O evento consta do plano de actividades do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), assinalado âmbito do 15 de Março, dia Internacional do Consumidor.

Mais de 100 alunos da 9ª à 12ª classes do liceu Liceu Sapú II- 9026, participaram do evento, em que a directora Adjunta do INADEC, Anta Webba, apelou-os a adotar medidas que visa salvaguardar os seus direitos enquanto consumidores. “Devemos todos nos lembrar que temos direitos e deveres, a termos um consumo consciente e que somos todos consumidores”, disse.

Além do tema ligado ao direito do consumidor a responsável apelou à comunidade estudantil daquela escola pública, a usarem vestes que os identifica como estudantes, usar palavras e termos adequados e dignos de um estudantes, bem como a serem solidários e contribuir para o bem-estar da sociedade e escola que é um lar de ensino para todos os estudantes.

No que concerne ao conteúdo ministrado, foram de igualmente explícitos aos técnicos do INADEC desde a criação do Instituto em 1997 através do Decreto Presidencial n°94/16 de 10 de Maio com a missão de defender o consumidor enquanto parte hipossuficiente das relações de consumo, o decreto apresente o objectivo único de reduzir os conflitos emergentes ou decorrentes desta s relações e garantir a sua protecção.

Realçar que o consumidor enquanto parte frágil da relação de consumo, sempre precisa de políticas de protecção que visem a equilibrar está relação. Assim sendo, com os primados da Lei 15/03 de 22 de Julho, Lei de Defesa do Consumidor esta relação de consumo entre consumidores e prestadores de serviços tem vindo a ter tal equilíbrio desejado. Foram duas horas proveitosas e que findou com baterias de perguntas dos estudantes aos técnicos do INADEC.

O Director do Liceu, que encerrou a palestra, apelou igualmente aos alunos da sua escola adotar uma postura que os caracteriza com estudantes e lançou a desafio a todos, em cumprir os seus deveres de igual forma que preocupam-se os direitos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies