O país cabe aqui.

Actor angolano estreia-se na literatura com três obras

Por: Ivanine Silva

O actor angolano Tony Frampênio, vai lançar no dia 6 de Julho, a partir das 16horas, na sede da União dos Escritores (UEA) em Luanda, ás obras “ A raiva”, “A grande questão”, e “Teatro tarimba”.

Trata-se das primeiras obras do autor depois de as ter publicado em palcos teatral e em DVD, agora em livro retratando problemas Pilítico, Economico, Social e Cultural do país.

Em declaração ao Notícias de Angola Tony Frampênio, disse que este é resultado de muito trabalho em quanto actor de teatro e encenador.

Para o autor, o teatro ganha com esta iniciativa, pois não é praxe o lançamento de obras dramáticas em livro e tão pouco se fazem estudos sobre teatro que versam a nossa realidade.

Historial das obras

A RAIVA

De forma satírica, jocosa e mordaz, a raiva aborda o fenómeno da probreza em Angola. Depois da guerra civil que se deu no país, principalmente pelo reacendimento deste facto, em 1992, Luanda assistiu ao êxodo populacional numa altura em que a Capital não estava preparada infraesturalmente para dar resposta a tanta demanda e crescimento demográfico. Este fenómeno trouxe consigo muitas consequências conjunturais; a corrupção, o nepotismo, a dilinquência juvinil, desestruturação de várias famílias e a pobreza.

A raiva, passa então a ser, um estado psicoemocional de comportamento da população em Luanda, que viveu, e ainda vive, um histórico dramático pós-colonial e pós-guerra civil, que se caracteriza na heterogeneidade cultural dos povos de Angola.

A GRANDE QUESTÃO

Em clave humorística, a grande questão é a voz do Povo angolano que vive sob todas as indigências sociais que o País lhe apresenta, particularmente a cidade de Luanda, a capital de Angola. Apesar disso, o próprio Povo é levado às barras do Tribunal para ser julgado de actos que desconhece ter praticado. Em frente a Capital, o Povo é interrogado por, aparentemente, não amar a sua bela (?) cidade.

TEATRO DA TARIMBA

Estética da Companhia de Teatro Horizonte Njinga Mbande É um estudo científico, fruto da licenciatura de Tony Frampênio no curso de teatro na Faculdade de Artes. É um manual de análise crítica da arte no contexto angolano. Nesta obra, o autor coloca na mesa a sua visão sobre o teatro que se faz no País e a sua função social, tendo como modelo comparativo a Companhia Horizonte Njinga Mbande, agremiação mais antiga, actualmente em exercício.

A explicação a qual o autor fundamenta sua tese, está no determinismo social; segundo o qual, o meio e o contexto determinam a condição do objecto.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies