Académico Waldmiro Bunga lança livro “O Poder Marítimo Angolano”
Notícias de Angola – O docente universitário Waldmiro Bunga, lança esta terça-feira, às 15:30h, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA) em Luanda, o livro “O Poder Marítimo Angolano”.
Trata-se de uma reflexão analítica, útil para quem quiser influenciar políticas públicas, planeamento, segurança marítima ou economia do mar em Angola.
Em declarações ao Notícias de Angola (NA), Waldimiro Bunga realçou que o livro tem como objectivo analisar como o país usa o mar, a sua costa e plataforma marítima como instrumento de soberania, segurança, defesa e afirmação do Estado.
De acordo com o docente universitário, a obra visa identificar os desafios e as perspectivas do sector marítimo angolano com destaque para os riscos, oportunidades económicas, estratégicas de desenvolvimento que derivam do espaço marítimo nacional, bem como sugerir caminhos para o seu aproveitamento sustentável.
Conforme o académico, neste trabalho procurou trazer uma reflexão e geopolítica sobre o papel do mar na reafirmação da soberania angolana, na protecção dos seus recursos naturais (offshore, pesca, etc.), e na segurança marítima, reconhecendo o mar como parte essencial do “poder nacional”.
O livro, segundo o autor, tem um potencial instrumento de consciência cívica e política para uma sociedade que questiona sua trajetória pós-independência, ajuda a conhecer a história e os “potenciais esquecidos” do mar a repensar soberania, recursos naturais, soberania territorial, segurança e identidade nacional.
A obra de carácter investigativo saí sobre chancela da editora X conta com X páginas, repartida em 4 capítulos e uma tiragem inicial de X exemplares.
Na da província do Uíge, Walddmiro Felizardo da Silva Bunga, aos 26 de Novembro de 1996, na província do Uíge.
Comentários estão encerrados.