O país cabe aqui.

A história por trás da vacina contra a covid-19

Ivanine Silva e Sandra Boas

Nascida a maior esperança do mundo por esses dias, sobre um retorno quase imediato à vida normal ainda neste ano, apresentamos-lhe o principal cérebro por trás de uma das maiores descobertas deste século, a vacina contra a covid-19.

Apontada mundialmente como uma futura ganhadora do prémio Nobel de Química, pela importante descoberta da vacina, a Bioquímica Katalin Karikó, a mãe da principal vacina contra a covid-19 (Vacina da Pfizer e BioNTech), tem uma história de vida curiosa, que passará a ser descrita nas linhas subsequentes.

A húngara, tem uma história de vida atribulada, que começou com aquele que poderia ser o final da sua trajectória académica, quando não lhe deram bolsa de estudo, tendo esta partido em seguida e sozinha à luta com uma mala de cartão para os Estados Unidos.

Quando achava que poderia concretizar outro tipo de “Sonho americano”, Katilin foi rejeitada e insultada pelo seu estudo ao longo de 40 anos sobre o RNA modificado porque não era rentável.

Sem qualquer sucesso, a mãe da vacina contra a covid-19, saiu frustrada da universidade da Pensilvânia para a desconhecida BioNTech, onde permaneceu até mudar-se para a Pfizer, onde tornou-se vice-presidente.

A vacina não caiu do céu em pouco tempo, houve muito suor e lágrimas por trás e a insistência de uma grande mulher, está é a história da mulher que dedicou uma vida a um estudo que permitiu agora que se descobrisse uma vacina contra a covid-19 em 10 meses.

Aos 65 anos de idade, a Bioquímica nascida em Kisújszállás, a 100 quilómetros da capital da Hungria, Budapeste, mudou-se para os Estados Unidos da América em 1985 de onde nunca mais voltou e tornou-se uma das impulsionadores dos estudos de vacinas e outros medicamentos a partir de RNA e é hoje em dia uma das responsáveis pela conhecida farmacêutica Pfizer.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies