Académico Waldmiro Bunga lança livro “O Poder Marítimo Angolano” 

Notícias de Angola – O docente universitário Waldmiro Bunga, lança esta terça-feira, às 15:30h, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA) em Luanda,  o livro  “O Poder Marítimo Angolano”.

Trata-se de uma reflexão analítica, útil para quem quiser influenciar políticas públicas, planeamento, segurança marítima ou economia do mar em Angola. 

Em declarações ao Notícias de Angola (NA), Waldimiro Bunga realçou que o  livro tem como objectivo analisar como o país usa o mar, a sua costa e plataforma marítima como instrumento de soberania, segurança, defesa e afirmação do Estado. 

De acordo com o docente universitário, a obra visa identificar os desafios e as perspectivas do sector marítimo angolano com destaque para os riscos, oportunidades económicas, estratégicas de desenvolvimento que derivam do espaço marítimo nacional, bem como sugerir caminhos para o seu aproveitamento sustentável.

Conforme o académico, neste trabalho procurou trazer uma reflexão e geopolítica sobre o papel do mar na reafirmação da soberania angolana, na protecção dos seus recursos naturais (offshore, pesca, etc.), e na segurança marítima, reconhecendo o mar como parte essencial do “poder nacional”.

O livro, segundo o autor, tem um potencial instrumento de consciência cívica e política para uma sociedade que questiona sua trajetória pós-independência, ajuda a conhecer a história e os “potenciais esquecidos” do mar a repensar soberania, recursos naturais, soberania territorial, segurança e identidade nacional.

A obra de carácter investigativo saí sobre chancela da editora Maiêutica conta com 232 páginas, repartida em 4 capítulos  e uma tiragem inicial de 50 exemplares.

Natural da província do Uíge, Waldmiro Felizardo da Silva Bunga é Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Agostinho Neto.

Actualmente dedica-se a docência na Universidade Técnica de Angola (UTANGA).

.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies