PIB angolano regista crescimento no sector não petrolífero

“Economia dá sinais de resistência apesar da queda no setor petrolífero”

O Produto Interno Bruto (PIB) de Angola registou um crescimento de 1,82% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Já na comparação entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano, o aumento foi discreto, de 0,05%, segundo dados das Contas Nacionais Trimestrais.

O desempenho revela a contínua pressão sobre o setor petrolífero, que voltou a contrair pelo quarto trimestre consecutivo, com uma queda expressiva de 7,77%. No entanto, o cenário foi parcialmente compensado pelo crescimento do setor não petrolífero, que avançou 4,14%, um incremento de 0,70 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

Este resultado reforça a importância crescente da diversificação económica no país, com sectores como agricultura, comércio, construção e indústria a puxarem o crescimento fora do petróleo.

Num contexto global ainda instável e com desafios internos, os números revelam um sinal de resiliência e de caminhos alternativos para o crescimento económico nacional. A aposta contínua na diversificação pode ser o alento necessário para construir uma economia mais sólida, inclusiva e menos dependente do petróleo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies