Milhares de cidadãos do Lesotho enfrentam fome severa

Notícias de Angola: A população do Lesotho está a enfrentar um período de fome severa, que se vem registando há cerca de um ano, por causa da queda que se regista da produção agrícola daquele país engravado do interior da África do Sul.

Os campos de prrodução agrícola naquele país, segundo os jornais sulafricanos, vêm registando queda acentuada, de produtos como o milho, principal alimento da cesta básica.

Este bem alimentar, escreve o jornal Newsday, teve uma queda de 19%, sorgo teve uma queda acentuada, em mais 43%, razão pela qual a importação de alimentos da África do Sul tem se afirmado como a principal alternativa para o abastecimento aos mercados de consumo no país.

Face a esta situação, o custo de vida vai subindo acentuadamente e declínio na produção agrícola tem agravado a situação de milhares de famílias já pressionadas ao limite pelas dificuldades económicas e pelas condições climáticas instáveis.
Um Relatório Anual de Avaliação de Vulnerabilidade de 2025, citado pela publicação, refere que os choques socioeconomicos, a perda de empregos, a redução das oportunidades de trabalho informal e aumentos persistentes de preços enfraqueceram o poder de compra das famílias em todo o país.

“A perda de empregos formais, a redução da renda agrícola e o aumento dos preços reduziram significativamente a renda total das famílias, fragilizando ainda mais os meios de subsistência já vulneráveis”, refere o relatório.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies