SODIAM arrecada quase USD 17 milhões com leilão de diamantes

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P.) arrecadou mais de 16,9 milhões de dólares com a realização do seu 15° leilão de minerais.

No total a empresa pública de comercialização de minerais licitou, no leilão, 36 pedras especiais de diamantes brutos produzidas pelas Sociedades mineiras do SOMILUANA, LULO, KAIXEPA, MUSSENDE, CHITOTOLO, CALONDA e CATOCA.

As sessões de avaliação decorreram de 30 de Setembro a 07 de Outubro, nas instalações da SODIAM E.P em Luanda, das licitações submetidas por via electrónica na plataforma online www.transatlanticgemsales.com, até às 10 Horas da última quarta-feira, 08 de Outubro de 2025.

O valor total líquido arrecadado na licitação foi de 16,88 Milhões de dólares com
a venda de 1.529,8 quilates. Em termos gerais, este resultado foi superior em 9,14% do valor esperado.
O montante arrecadado do leilão, resulta das vendas obtidas pelas empresas participantes.

Assim, a SOMILUANA conseguiu arrecadar 791 Mil dólares, a LULO com 7,08 Milhões de dólares foi a que teve maior volume de arrecadação. A KAIXEPA obteve 726,7 Mil dólares, a MUSSENDE conseguiu 1,06 Milhões de dólares, a CHITOTOLO 1,3 Milhões, a CALONDA (808 mil) e a sociedade mineira de CATOCA 5,12 Milhões de dólares americanos.
Participaram no leilão um total de 38 empresas, em representação das principais
praças e centros mundiais de comercialização de diamantes.

De acordo com o Administrador Executivo da SODIAM, José Silva, em
representação do Presidente do Conselho de Administração, “o mercado regista uma tendência negativa em termos de procura e de preços, pelo resultado obtido neste leilão, causados por diversos factores exógenos da indústria diamantífera e da economia mundial. Contudo, devido a especificidade de algumas das pedras à venda, o resultado foi relativamente melhor que o previsto”, referiu.

Aquele responsável assegurou, no entanto, que a empresa e os
Seus diferentes parceiros do subsector diamantífero continuam a trabalhar no sentido de manter-se a par da evolução dos preços e ao mesmo tempo, minimizar o
impacto da instabilidade no mercado.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies