Notícias de Angola – Especialistas e profissionais de saúde alertaram na terça-feira (30), em Luanda, sobre os perigos das doenças cardiovasculares no país.
A informação foi avançada a margem de uma palestra sobre Saúde Cardiovascular em Angola, numa inciativa da Água Pura, en parceria com Associação Angolana Pequenos Corações.
Segundo um comunicado a que o Notícias de Angola teve acesso hoje, a conversa centrou-se na necessidade de reforçar o diagnóstico precoce de hipertensão e de adoptar medidas preventivas, nomeadamente a diminuição do consumo de sal na alimentação.
Na ocasião, a cardiologista e presidente da Associação Angolana Pequenos Corações, Gade Miguel, sublinhou que “qualquer redução de sódio na dieta por mais inaparente que seja produz a longo prazo benefícios incalculáveis para a saúde cardiovascular, sobretudo para aquelas pessoas que já são hipertensas ou que têm predisposição a se tornarem hipertensas pelo histórico genético ou por alguma condição de saúde”.
Como regra, diz a especialista, para um indivíduo que pesa 70 quilos, por exemplo, o ideal é que beba o equivalente a 3 litros de água por dia.
A médica disse ainda que “a ingestão de sódio em demasiado é prejudicial, para tal, deve tomar medidas na alimentação para reduzir este risco, para além da adopção de hábitos saudáveis, para que a saúde do coração seja preservada”,
Entretanto, o debate sinalizou também o arranque da campanha “Separar as Águas”, uma iniciativa com a qual a água Pura reafirma o seu papel de mediadora entre especialistas e consumidores, que será conduzida pela médica Áurea de Carvalho.
Nesta senda, o Gestor de Categoria Não Álcool da Refriango, David Moisés, detalhou que “A campanha terá presença em televisão, rádio, outdoors e meios digitais, além de um podcast, denominado “Separar as Águas”.
O gestor apontou ainda que “esta acção se insere no compromisso social de enorme responsabilidade da Pura com a saúde dos angolanos”, que inclui, entre outras iniciativas, “os protocolos de cooperação com unidades de saúde, como a Maternidade Lucrécia Paim que recebe mensalmente 3000 Litros de água Pura para a hidratação das parturientes e utentes do Banco de Leite Humano”, assim como “os apoios mensais ao Hospital de Oncologia e Hospital Hematológico de Luanda”.
No evento, estiveram presentes médicos de várias especialidades e parceiros, como a Direcção Geral de Saúde Pública, que tem tido o apoio da marca às Brigadas de Combate às epidemias, com a doação de 2000 litros trimestrais. O debate contou também com a participação da influencer da marca, Áurea de Carvalho, especialista em clínica geral responsável pelo acompanhamento clínico de milhares de famílias, com quem a Pura mantém uma parceria há dois anos.
As instituições parceiras, como Associação Semana Rosa, Associação Nativo Saudável, Associação Abraçar Angola e o projecto de responsabilidade social “Vamos falar de Saúde”, também participaram activamente neste diálogo que teve como palco o Edifício Nuvi, localizado no Palanca.
Comentários estão encerrados.