Futuro do Fundo de Pensões discutido em conferência esta quinta-feira
Notícias de Angola – O futuro do Fundo de Pensões em Angola será analisado esta quinta-feira (2), em Luanda, numa conferência que junta especialistas nacionais e internacionais, reguladores, empresários e operadores financeiros.
O evento que tem como palco o hotel Epic Sana, com arranque prevista para as 8h30, é uma iniciativa da revista Economia & Mercado, em parceria com a Nossa Seguros.
Trata-se da IIª Edição da Conferência Economia & Mercado sobre Fundos de Pensões que, desta vez, aborda o tema “Futuro dos Fundos de Pensões em Angola: Reforma, Regulação e Sustentabilidade”.
De acordo com uma nota a que o Notícias de Angola teve acesso, o encontro avaliará a robustez deste mercado que regista actualmente mais de 1 trilião de kwanzas em activos, 38 fundos registados e 9 entidades gestoras.
O evento pretende reunir subsídios que impulsionem a construção de um sistema mais transparente, sólido e adequado aos desafios económicos, sociais e tecnológicos de Angola.
Entre os temas em destaque estarão a harmonização do regime jurídico dos Fundos de Pensões e das sociedades gestoras, o reforço da supervisão e da protecção dos participantes, contribuintes e pensionistas, bem como a promoção de uma concorrência saudável e da estabilidade de mercado.
A conferência inicia com as prelecções de Filomena Salgado de Oliveira, sócia-fundadora e Gerente da FSO Consultores, de Portugal, e do consultor brasileiro Ivan Sant´Ana Ernandes.
Segue-se a mesa-redonda com o tema “Reformas dos Fundos de Pensões e o Reforço da Supervisão e Protecção dos Contribuintes”, com a participação de Edgar Santos, Director do Gabinete Jurídico do INSS, Jesus Teixeira, Administrador da ARSEG, Albertina Napita, Directora de Vida e Fundos de Pensões da NOSSA Seguros e Carlos Borges, Partner KPMG.
Entretanto, Pedro José Filipe, Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, procederá ao discurso de abertura, enquanto Filomena Manjata, PCA da ARSEG, apresentará as conclusões que serão tomadas ao longo da conferência.
Comentários estão encerrados.