Talatona inicia campanha de combate ao lixo marinho

Foi lançada recentemente a “Iniciativa de Gestão de Resíduos – Por Oceanos Limpos e contra o Lixo Marinho”, um projecto-piloto que pretende reduzir a poluição plástica e promover uma economia circular no Município de Talatona.

O acto oficial de lançamento que aconteceu na zona do Benfica, marcou o início de uma iniciativa que procura transformar a forma como os resíduos são geridos nas zonas costeiras urbanas.

Resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, a Embaixada Real da Noruega, o Município de Talatona e a Agência Nacional de Resíduos (ANR), a iniciativa surge como resposta ao desafio crescente da poluição plástica e da gestão de resíduos sólidos, factores que têm impacto directo na saúde pública, na economia local e na preservação dos ecossistemas marinhos.

Com potencial de replicação noutras zonas do país, o projecto no munícipio do Talatona será um laboratório de soluções integradas, incluindo o mapeamento das fontes e rotas de resíduos plásticos, a implementação de sistemas de recolha multi-contentores e a criação de centros de depósito com incentivos para a população.

Focada na acção da comunidade, a iniciativa contempla ainda o desenvolvimento de oficinas de reciclagem voltadas para a geração de emprego verde e programas de sensibilização ambiental e capacitação, com destaque para a participação de jovens e mulheres.

“Estamos a investir em oficinas comunitárias de reciclagem, programas de formação e centros de depósito de resíduos que recompensam o descarte responsável. Estamos a trabalhar lado a lado com organizações locais, líderes tradicionais e associações de base para garantir que cada voz seja ouvida e cada família se sinta parte desta transformação”, sublinhou a Representante Residente do PNUD em Angola, Denise António.

O Embaixador da Noruega em Angola, Bjørnar Dahl Hotvedt, destacou o compromisso do país com a sustentabilidade dos oceanos e com a cooperação internacional em prol do desenvolvimento sustentável.: A Noruega e Angola são ambas nações marítimas e, por isso, os mares desempenham um papel fundamental na vida dos nossos países e povos. Estamos ligados pelo mesmo oceano e temos de agir em colaboração e com urgência porque as ameaças à vida marinha são, consequentemente, ameaças à própria vida humana.

A Administração de Talatona destacou, por sua vez, a importância da iniciativa para o município, sublinhando que “o combate ao lixo marinho é também uma oportunidade para gerar emprego, fortalecer a cidadania ambiental e garantir um futuro mais saudável para as gerações futuras. Esta acção conjunta reforça o nosso compromisso com um Talatona mais limpo, resiliente e inclusivo”, apontou Sandra Batalha, Administradora Municipal.

O lançamento contou com a participação de representantes do Governo, parceiros de desenvolvimento, agências das Nações Unidas, sector privado, sociedade civil, organizações comunitárias e meios de comunicação.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies