Manuel Rui lança três novas obras literárias
O escritor Manuel Rui Monteiro lançou nesta terça-feira, 22 de julho de 2025, três obras literárias pela Mayamba Editora, em Luanda.
Tratam-se das obras “Mulher & Marido”, “Onze Poemas em Novembro” e “o Kaputo Camionista”, apresentadas ao público amamte da literatura angolana.
O livro “Onze Poemas em Novembro” narra uma celebração lírica do mês da Independência de Angola, convertendo Novembro numa metáfora viva da esperança colectiva e da persistência histórica.
Neste 10 volume da série, Manuel Rui, convoca o mais íntimos do espírito aos Angolanos, a memória da luta, da dignidade quotidiana e o sonho de um amanhã que se constrói com coragem.
Cada Poema oferece-nos não só literatura, mas também pátria em forma de verso.
Já a obra “Mulher & Marido” retrata uma novela breve e intensa, que é em si, um ensaio narrativo sobre o afecto, a solidão e silêncio conjugal.
O autor mergulha no tecido doméstico da condição humana, analisa uma mulher que vive no mesmo espaço, mas não no mesmo tempo emocional.
Trata-se de uma narrativa construída na economia de palavras e profundidade de sentido por falta de amor maduro nas relações.
“O Kaputo, Camionista, e Eusébio”, a mais ousada das três obras cruza ficção, memória histórica e crítica social, usando como pano de fundo o Mundial de 1966 e a figura mítica de Eusébio. É descrita como uma boleia metafórica pela estrada colonial, com um Camionista angolano que parte de Lubango e segue até ao coração.
O Kaputo Camionista torna-se, veículo de um discurso mais profundo: É uma obra provocadora, repleta de camadas e de kilómetros.
Antônieta Kulanda presidente da Lima, explica ao Notícias de Angola, que as obras literária do Munuel Rui, apelam a juventude para fazer esforço em primar com a leitura para o enquadramento socio-antropológico tanto da línguas Nacionais e outras culturas, através da obediência da literatura.
Já a jovem Alzira José, que se identifica como apaixonante das letras de Manuel Rui, aflorou que os jovens dormem mais nas redes sociais e apelou para a necessidade de se apostar na leitura como forma de conhecedor da sociedade.
Manuel Rui Alves Monteiro nasceu em Nova Lisboa, actual província do Huambo, planalto Central de Angola, a 4 de Novembro de 1941. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal, onde exerceu advocacia. É membro fundador do Centro de Estudos Jurídicos e exerceu outras funções naquela cidade de Portugal.
Têm colaborações em diversas jornais e revistas, com destaque para o Jornal de Angola. É autor da letra do hino da República de Angola, entre outros feitos.
Comentários estão encerrados.