FundCube angaria mais de 400 milhões de Kzs no primeiro ano de actividade
Notícias de Angola – A plataforma digital angolana FundCube, especializada em crowdfunding, arrecadou mais de 400 milhões de kwanzas no seu primeiro ano de actividade.
Neste primeiro ano em exercício, a plataforma esteve focada no impacto social.
Segundo a nota a que o Notícias de Angola teve acesso hoje, este resultado revela o potencial do financiamento colaborativo em Angola para viabilizar projectos com propósito.
Conforme o mesmo, a plataforma já apoiou mais de 10 campanhas, das quais seis foram bem-sucedidas. Entre estas, destacam-se iniciativas nas áreas da educação ambiental, reabilitação cultural e acesso a bolsas de estudo internacionais.
Para tal, o programa EcoKanucos, que levou educação ecológica a crianças, a remodelação de bibliotecas comunitárias e construção de quartos para jovens em centros de acolhimento, em Luanda, assim como a campanha para a reabilitação do Convento da Igreja do Carmo, um dos maiores patrimónios históricos do país, contam-se entre as acções de maior sucesso e impacto do FundCube.
A plataforma cobra uma taxa de sucesso de 8% apenas em campanhas bem-sucedidas, garantindo que os promotores recebem 100% do valor necessário.
Na sua base, o crowdfunding, ou financiamento colaborativo, é um modelo simples no qual entidades ou pessoas a título individual apresentam projectos em plataformas digitais, e qualquer cidadão pode contribuir financeiramente com o valor que tiver disponível.
“Esta forma de angariar fundos representa, acima de tudo, um potente acto de cidadania colectiva, que põe a solidariedade digital ao serviço do desenvolvimento”, afirma Carlos Oliveira, fundador da FundCube. “No contexto do nosso país, em que a literacia financeira é ainda incipiente, o acesso ao crédito é restrito e a desconfiança nas soluções digitais persiste, priorizamos a criação de um ecossistema digital de confiança, com tecnologia segura, curadoria estratégica e uma estrutura de funcionamento transparente que faça a ponte entre ideias transformadoras e pessoas dispostas a apoiar”, explica.
O crescimento da FundCube acompanha uma mudança de mentalidade em Angola, garante. “Durante muito tempo, o crowdfunding foi confundido com esmola digital. Hoje, começa a ser visto como instrumento de autonomia financeira e inovação cívica”.
Lançada em 2024, actualmente a FundCube tem 4 campanhas activas, em várias áreas, nomeadamente agricultura, cultura e eventos, Artes, educação e literatura.
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