Cerca de 180 pessoas marcharam pela conscientização do cancro 

Notícias de Angola – Cerca de 180 pessoas caminharam, no último fim-de-semana, em Luanda, tendo em vista a promoção da saúde e bem, para apoiar a conscientização e luta contra o cancro da mama.

A caminhada é uma iniciativa do Shopping Fortaleza, em parceria com a DP Pulungunza, e visou angariar donativos de materiais médicos descartáveis, bem como alimentos não perecíveis.

Na ocasião, a especialista em saúde, Alice Kalungulungo, falou sobre os factores de risco para a contração da doença, destacando hereditariedade, o consumo de álcool e substâncias ilícitas, assim como a má alimentação.

Apelou às mulheres a procurarem ajuda o mais rápido possível e sublinhou que até as mais jovens podem contrair a doença.

Durante a marcha, a paciente Domingas Manuel, de 48 anos,contou que descobriu um nódulo em 2010, mas foi diagnosticada com Fibroadenoma (nódulo benigno de mamas) em 2020 após sentir um incómodo por conta do deste.

Ao voltar à unidade hospitalar, segundo relatou, foi diagnosticado um cancro de nível dois (2). Entretanto, hoje, Domingas Manuel já está curada, mas segue com a medicação.

O cancro da mama é uma doença que se desenvolve no tecido mamário. Dados do Instituto Angolano de Controlo de Câncer (IACC) apontam que 216 novos casos e 11 mortes foram registadas no primeiro semestre de 2024, o que reflete a urgência de aumentar o rastreio e a deteção precoce.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies