Segunda edição do festival das tradições acontece sexta-feira
Notícias de Angola – A segunda edição do Festival das Tradições, acontece nesta sexta-feira, dia 30 deste mês, até ao dia 1 de Setembro, na cidade da Lunda-norte.
O evento anual celebra e promove a cultura Lunda-Tshokwé.
Segundo um comunicado de imprensa, o evento reunirá artistas, grupos tradicionais e entusiastas da cultura Angolana durante três dias de intensa celebração.
Nesta segunda edição do Festival das Tradições destaca-se como um evento essencial para a preservação e promoção das práticas culturais da região, incluindo a música, a dança, as artes visuais e as cerimónias tradicionais que têm sido passadas de geração em geração.
Conforme ainda o informe, durante o festival, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar apresentações de trajes e penteados tradicionais, ouvir música ancestral tocada em instrumentos autênticos e apreciar as danças e jogos tradicionais que contam as histórias dos antepassados.
Este festival oferece uma variedade de actividades que incluem palestras sobre laços históricos e rituais do povo Lunda-Tshokwé, uma exposição de artesanato, gastronomia e instrumentos musicais da região, uma peregrinação com oferendas a “Mzambi-Kalunga” (Deus das águas) com autoridades tradicionais, e um desfile de danças folclóricas da região.
Para tal, a iniciativa tem como objectivo a sensibilização e educação ambiental nas comunidades tshokwé, incentivando a reciclagem e a gestão adequada dos resíduos.
A Lunda Norte é uma das províncias mais emblemáticas de Angola, com raízes culturais ancestrais e ligações transfronteiriças com a RDC, Zâmbia, Moçambique e Zimbabwe.
O Festival das Tradições surge com o objectivo de levar a cultura angolana mais longe, alertando para a necessidade urgente de preservar e revitalizar a cultura Lunda-Tshokwé, envolvendo comunidades, parceiros e meios de comunicação, para que as tradições não se percam na modernidade.
O Festival é um espaço onde o passado e o presente se encontram para garantir um futuro em que as tradições e os valores Lunda-Tshokwé sejam respeitados e celebrados.
Comentários estão encerrados.