Notícias de Angola – O Baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, situado em 0.52%, não vai afectar a segurança alimentar, garantiu na Terça-feira (21), em Luanda, o ministro da Economia e do Planeamento, Victor Hugo Guilherme.
Por: Amilton Victor
O governante que falava à margem da terceira edição do Angola Economic Outlook , considerou três cenários na avaliação do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, sendo que situa-se em 0.52, com uma contração do sector petrolífero de 3.7% e um desempenho positivo de 2.5%.
Por seu turno, a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, assegurou que o “sector alimentar não será afectado”, uma vez que “estão em curso um conjunto de medidas de contenção”.
Conforme Vera Daves de Sousa, dentre as medidas estruturantes consta o ajuste do Salário mínimo para 5%, o financiamento do programa Kwenda pelo Estado, a revisão da Lei sobre o investimento privado e do quadro tarifário para a atração de mais investidores para os sectores da energia e água e mobilidade urbana, entre outras.
Por sua vez, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, fez saber que a “diversificação da economia continua a ser uma prioridade do executivo com foco na segurança alimentar e no capital humano”.
Cenários do Crescimento do PIB
O “realista” prevê um aumento da economia para 2.8 e uma contração do sector petrolífero de 2.47, com um desempenho positivo do sector não petrolífero, enquanto que o segundo cenário “optimista” estima um crescimento de 3.1 influenciado pelo sector não petrolífero e uma ligeira contração deste sector de 3.22.
O Angola Economic Outlook é um evento anual promovido pelo Ministério de Economia e Planeamento e organizado pela Revista Economia & Mercado, que se traduz num novo formato de partilha de ideias com os operadores económicos e parceiros internacionais e é um importante barómetro da economia nacional, apresentando a visão, os objectivos e as perspectivas macroeconómicas do país.
Comentários estão encerrados.