Fundação Arte e Cultura homenageia Amélia da Lomba em “Noites de Poesia”
A Fundação Arte e Cultura vai homenagear amanhã, dia 25 de Setembro, pelas 18 horas, na sua sede, na Ilha de Luanda, a escritora e poetisa Amélia da Lomba, pelo seu contributo para o desenvolvimento da literatura angolana, de acordo com uma nota a que o NA teve acesso.
O evento, que se enquandra no âmbito das habituais Noites de Poesia da Fundação, vai ser testemunhado por vários poetas e declamadores que vão recitar os poemas da escritora. Vai contar também, segundo se pode ler na nota, com o grupo cultural Jovens da Mulemba, que vai homenagear a autora de Sacrossanto Refúgio, Espigas do Sahel entre outras obras literárias. Durante a homenagem haverá sessão de autógrafos da sua antologia poética.
Noites de Poesia é um projecto da Fundação Arte e Cultura que visa valorizar a literatura Angolana e os seus autores, bem como dar oportunidades à nova geração de escritores que precisam de espaço para mostrar os seus talentos.
Sobre Amélia da Lomba
Amélia da Lomba nasceu na província de Cabinda. É poetisa, escritora, compositora, letrista e artista plástica. É detentora de várias obras literárias, como Ânsia (1995), Sacrossanto Refúgio (1996), Espigas do Sahel (2004), Noites Ditas (2005), Aos Teus pés Quando Baloiça o Vento (2008), entre outras. Participou em 1998 na antologia de poesia feminina dos PALOPS, do crítico literário Espanhol Xose Garcia e ainda na Antologia do Mar na Poesia Africana de Língua Oficial Portuguesa do Século XX. A sua Antologia Poética, que estará no centro da homenagem e conta com ilustrações do artista plástico e escritor Moustafam Assem, foi apresentada no Instituto Camões em Luanda no ano passado.
Contributo de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, a Fundação Arte e Cultura tem como missão promover a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade e contribuir para a construção do seu futuro, através da educação para as artes, e apoiar a classe artística em projectos que ampliem o desenvolvimento cultural de Angola, tendo por valores básicos a ética, a transparência, o humanismo e o respeito mútuo e a solidariedade.
Comentários estão encerrados.