Embarcação angolana “Mussulo 40” participa em regata internacional
Após período de treinamento intenso com a treinadora e experiente velejadora Pipe Hare, o TeamMussulo 40 Angola Cables, formado pelo comandante angolano José Guilherme Caldas e pelo brasileiro Leonardo Chicourel, largou neste fim de semana, na regata AtlanticCup.
Trata-se da mais longa prova de barcos à vela no Atlântico Ocidental e a mais difícil dos Estados Unidos.
José Guilhereme Caldas, comandante do Mussulo 40 e único angolano a participar da competição, ressalta que foram levados a cabo importantes treinos com Pipe Hare, de Antigua a Charleston, durante os quais surgiu a oportunidade de aprendizagem, não apenas sobre vela, mas também sobre o funcionamento do barco, e distribuição de peso, o que permitiu, não obstante não se tratar de um barco de última geração, uma boa preparação para a prova.
A sexta edição da AtlanticCup teve início em Charleston, Carolina do Sul, Estados Unidos. As equipas formadas apenas por duplas, farão em percurso de 1.008 milhas náuticas no mar, e competirão num primeiro trecho, de Charleston a Nova York, e após uma breve paragem voltarão para disputar uma segunda etapa para Portland, no Maine, onde a regata termina no fim de semana de 10 de Junho.
“Trata-se de uma prova de três fases, as duas primeiras em dupla e na terceira, com a participação de outros três tripulantes. Espera-se que na primeira fase da regata, de Charleston a Nova Iorque, surjam ventos a favor embora a previsão para os dias seguintes seja de instabilidade, são 650 milhas que precisam de ser concluídas em dois ou três dias. A segunda fase, de Nova Iorque para Portland, tem 350 milhas e é considerada mais dura por ser uma região sujeita a grandes mudanças de intensidade e direcção de vento, o que pode interferir na duração da prova”, sublinhou Leonardo Chicourel, Skipper do Mussulo 40 e único velejador brasileiro a competir na regata.
A Angola Cables será o parceiro Oficial da regata AtlanticCup, a multinacional de Telecom, que patrocina o Mussulo 40, nomeará a linha de chegada da LegOne e a linha de partida da LegTwo, esta em Nova York.
Comentários estão encerrados.