Rafael Marques vence prémio internacional de Liberdade de Imprensa
O activista e jornalista angolano Rafael Marques, venceu o 70º prémio internacional Herói Mundial da Liberdade de Imprensa (World Press Freedom Hero 2018), o anuncio foi nesta terça-feira (22), o Instituto Internacional da Imprensa (IPI, na sigla inglesa).
Rafael Marques, que receberá o galardão a 22 de Junho próximo, em Abuja, Nigéria, está a ser julgado em Angola, desde 19 de Março, sob a acusação de injúrias e ultraje a órgão de soberania, num julgamento que tem sido sucessivamente adiado.
Na edição de 2017, o galardão foi atribuído ao jornalista e bloguer etíope Eskinder Nega, sendo que Rafael Marques é o primeiro Herói Mundial da Liberdade de Imprensa do IPI de Angola, e o terceiro de língua portuguesa, depois do português Nuno Rocha e do brasileiro Júlio de Mesquita Neto.
O International Press Institute (IPI) é a mais antiga organização mundial dedicada à promoção do direito à informação, constituindo uma rede global de jornalistas e editores que trabalha para salvaguardar a liberdade de imprensa e promover a livre circulação de notícias e informação, bem como a ética e o profissionalismo.
Nos últimos quatro anos, a distinção tem sido atribuída pelo IPI, em parceria com o International Media Support (IMS) de Copenhaga (Dinamarca).
Comentários estão encerrados.