O país cabe aqui.

Conheça Martins DG, a “alma” de vários videoclips de sucesso

Por: Ivanine Silva

Martins DG, filmmaker, produtor e Director executivo da produtora Follow M, é o mentor e responsável pela criação de vários videoclips de sucesso, que nos últimos tempos têm inundado a internet e os televisores de muitos angolanos espalhados um pouco por toda a parte do mundo.

Martins DG, mostrando parte do seu trabalho

Por trás de grandes sucessos, a Follow M, de Martins DG, é uma produtora cinematográfica angolana, que através da realização de videoclips tem marcado os trilhos para o sucesso de artistas nacionais, já consagrados e novos talentos rumo a eternização das suas músicas.

Recentemente o produtor viu o seu trabalho ser reconhecido, com a conquista do prémio Angola Video Awards (AVA) 2019, na categoria de melhor video de Afro-House.

Martins Dg com o prémio de melhor vídeo-clip dos Angola Video Awards

Projectos a curto prazo

Com vários projectos em carteira que deverão ser apresentados ao público brevemente, a produtora Follow M, tem em vista o lançamento de um videoclip da artista Deusa do Kuduro, uma super produção, encarada por Martins DG como o maior desáfio da sua carreira.

Existem ainda outros quatro trabalhos, citados pelo productor como “bombas”, mas mantidos em “segredo” até a data dos seus lançamentos oficiais.

Martins DG avançou ainda que será lançado pela produtora no mês de Janeiro de 2020, um curta metragem produzido pela Follow M, marcando a entrada desta para o cinema, área em que pretende actuar com a produção de curtas e longas metragens em cinema digital.

Videoclips de Sucesso Produzidos por Martins DG

Desde o começo da sua carreira como productor de videoclips, há 14 anos, metade dos quais como profissional, Martins DG e sua jovem equipa já produziram vídeos para Paulo Flores, Bruno King, Dalilo Quina, Scró Q Cuia, Os Moikanos, The Twins, Mona Nicastro, Zoca-Zoca, entre outros nomes conhecidos do music hall angolano.

Entre as suas últimas produções de maior visibilidade e sucesso, encontram-se: “Oi Mana”, de Scro Q Cuia e Os Moikanos e “Mariana Yo”, do embaixador do Semba, Paulo Flores.

Sua Visão Sobre o Mercado

Segundo Martins DG, o mercado de vídeo no país tem evoluído muito, prova disso é que cerca de 40 por cento dos productores nacionais já são profissionais, o mercado tem recebido bem os nossos trabalhos e os canais internaionais de música têm transmitido os videoclipes produzidos em Angola e por productores angolanos.

“Até o Trace Toca

tem reconhecido os nossos trabalhos, isto é um sinal que alguma coisa está a melhorar”, declarou Martins.

Por outro lado, aponta que as produtoras musicais não acreditam muito na qualidade do trabalho feito pelos productores de vídeo angolanos e preferem gravar os videoclips além fronteiras, quando no país existem pessoas com capacidade para fazer estes trabalhos.

Custos de Produção

De acordo com o productor, gravar um videoclip em Angola acaba por ficar mais barato em comparação por exemplo a gravar um videoclip em Moçambique, para o mesmo, existe uma desconfiança dos artistas no trabalho que pode ser feito cá.

“Os videoclips aqui podem custar 400 mil ou 500 mil Kwanzas e podem ser gravados em um dia, enquanto que em Moçambique pode gastar-se entre os 800 e os 900 dólares, contando com todas as despesas”, revelou.

Por fim, Martins apela que os artistas angolanos acreditem mais no trabalho dos produtores nacionais, uma vez que em Angola também faz-se um trabalho de qualidade e que é necessária uma aposta forte no sector para que se melhore a qualidade dos trabalhos feitos no país.

Martin DG

Com um vasto currículo em que constam variados sucessos de músicos como Paulo Flores, Scró Q Cuia e Mona Nicastro, Martis DG conta com mais de 50 produções já realizadas, nos seus mais de 10 anos de carreira.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies