O país cabe aqui.

Etona prepara Exposição para este Ano

Por: Victória Pinto

O artista plástico angolano, António Tomás Ana “Etona”, revelou ao NA que está a preparar uma exposição, a ser realizada este ano.

Sem entrar em detalhes, o artista referiu que apesar de haver poucas condições, está a trabalhar para que os angolanos saboreiem uma exposição sua, ainda este ano.

“Estou a lutar para fazer uma exposição, os angolanos podem esperar uma exposição vindo da mão do Etona”, disse o artistista.

Por outro lado, Entona declarou que sente-se satisfeito ao saber que em uma das leituras do Estado, é destacado que os próximos OGE (Orçamento Geral do Estado) darão também atenção as necessidades das Associações.

Artista Plástico, António Tomás Ana “Etona”

O artista foi mais além, ao dizer que a política ainda não esta casada com a cultura e que é preciso ter representantes cultururados na Assembleia. Citando Doctor Severino, frisou que a maioria da percentagem que se gasta em milhões de dolares, paga-se aos consultores estrangeiros.

“Nós vimos artistas a passar mal, não há compradores de obras de arte, um ou outro indivíduo tem o percentual de valor para assistir um concerto e dar dignidade ao artista. O que nós queremos é que haja condições do A à Z”.

Etona afirma que quer mais, do pouco que está ser feito para a  valorização arte.

António Tomás Ana, artista plástico, presidente do projecto do Centro Cultural Etona e Secretário Geral da UNAP, natural da Província do Zaire, município do Soyo, formado em Relações Internacionais.

Em 2003 foi eleito como responsável da área das artes plásticas no comité dos Artistas de Luanda. Em 2005 obteve as seguintes distinções: 3º Prémio da Arte For Global Development (EUA), 3º Prémio Internacional (Espanha) e foi condecorado pelo ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com a medalha da Ordem de Mérito Civil do 1º Grau em Ouro.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies